quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Os quatro pilares da educação

DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo, Cortez, 1998.

Resumo

    A educação deve transmitir de forma compacta e eficaz os saberes e o saber fazer evolutivos, adaptados à civilização cognitivista, que refere-se à aquisição do conhecimento, pois são as bases futuras, mas não basta que cada pessoa acumule conhecimentos ao longo de sua vida. É preciso se aprofundar e enriquecer-se nestes conhecimentos, adaptando-se assim, ao mundo que está constantemente em transformação.
   Cabe à educação oferecer as relações da complexidade do mundo, a bússola que permita navegar através dele, nos fazendo descobrir seus caminhos. A escola não é somente um lugar de reprodução das relações de trabalho alienadas. É também lugar de possibilidade de construir relações de autonomia, de criação e recriação do próprio trabalho, de reconhecimento, de reconhecimento de si, que possibilita redefinir sua relação com a sociedade.
   A educação se desenvolve em quatro aspectos fundamentais, que ao longo da vida serão os pilares do conhecimento, que são: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a viver com os outros e aprender a ser.
   O primeiro trata de despertar no aluno a sede pelo aprender cada vez melhor; o aprender a fazer não pode estar separado de aprender a conhecer, pois este lhe confere asa bases da teoria, consistindo em usar a prática o conhecimento que foi obtido; o aprender a viver com os outros se relaciona com a descoberta do outro seguida da descoberta de si mesmo e o aprender a ser está ligado à capacidade de autonomia e está intimamente ligado aos outros três anteriormente citados, pois se focaliza no desenvolvimento do indivíduo.
   A educação sozinha não transforma a sociedade. É preciso que se haja em conjunto, priorizando-se a organização de projetos psicopedagógicos, em busca de uma educação mais eficiente. Assim, a produção de conhecimento se dará de maneira mais eficiente quando feita em conjunto, rendendo bons frutos.

Palavras-chave: Educação; envolvimento; trabalho em conjunto.

Por: Marcilene dos Santos Anjos

Nenhum comentário:

Postar um comentário