quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Amigos e Amigos


Imagem disponível em:
irmandadeliteraria.blogspot.com
No decorrer da vida nós encontramos os mais variados tipos de amigos, aqueles a quem jamais poderíamos deixar de lembrar, aqueles que conhecemos de toda vida e aqueles que mesmo tendo passado por um curto espaço de tempo deixaram suas marcas, a verdade é que independente do tempo que eles permanecem em nossas vidas, cada um deles tem seu valor, acrescentou algo a mais em nós e que de alguma forma fez a diferença; esses amigos têm as mais variadas características: existem aqueles que lembramos pela simpatia a qual sempre cativou há aqueles que lembramos por serem tímidos ou calados e até aqueles que às vezes nos magoou, mas a amizade é tão importante que jamais deixou de ser amigo.
Em 2010 eu conheci um amigo, Alex, professor de educação física, 27 anos, brincalhão, uma figura; sem contar no excelente profissional que ele era, o que mais me impressionava nele era a felicidade contínua que ele vivia. Trabalhávamos juntos as terças e quartas feiras, em um projeto com crianças carentes e as 7 da manhã ele já chegava cantando, desejando bom dia pra todo mundo com aquela empolgação de sempre. Alex e eu trabalhamos juntos por sete meses e eu nunca vi um dia sequer, tristeza no olhar dele, pelo contrário, as piadas eram á todo momento sempre  para descontrair o ambiente, amava a vida e curtia ela da melhor forma possível.
No dia 15 de setembro de 2010, depois de um longo dia de trabalho ele se despediu de mim, me desejou um ótimo final de semana, olhou pra trás e me disse: Até semana que vem; mas naquele mesmo dia uma hora depois de ter se despedido de mim, eu recebi um telefonema me avisando que ele estava morto, eu mal podia acreditar naquilo, ele sofreu um assalto no carro que estava e foi a vítima fatal com um tiro na nuca. Aquele dia eu chorei muito, e parei para refletir no valor que cada amigo tem em nossas vidas, valor esse que às vezes nem eles sabem que tem para nós.
Isso me fez ver que com erros e acertos, com diferenças e afinidades temos que valorizar nossos amigos, fazer com que eles saibam que são amados, que têm um espaço especial em nossas vidas. Conviver com outras pessoas, eu sei que não é fácil, aceitar alguém que não seja exatamente como queremos também não é; mas é ai que se aprende a amar um amigo: pelo que ele é e não pelo que queríamos que ele fosse.
Um dia desses, eu li uma frase que dizia assim: “quem ama não vê defeitos, quem odeia não vê qualidades” e é por isso que existe o amigo, para nos dar o apoio quando for preciso e nos mostrar a realidade quando for necessário!                                                                           

                                                                                         Por: Letícia Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário