sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

II Encontro de Cultura, Memória e Região

Filme: Lixo Extraordinário

1) Cartaz do II Encontro de Cultura,
Memória e Região
No dia 06 de novembro de 2011, começou o II Encontro de Cultura, Memória e Região, evento organizado pela ultima equipe do mestrado da UNEB campus V. O evento gira em torno da pergunta “O que é Cultura?” e a abertura foi com o documentário “Lixo Extraordinário”, lançado em 2009, do artista plástico Vik Muniz e dirigido por Lucy Walker. O filme de aproximadamente uma hora e meia de duração comove todos e todas que o assiste, tento concorrido o Oscar de melhor documentário de 2010.
O artista realizou esse projeto no Jardim Garmacho, o maior aterro sanitário do mundo, que fica no Rio de Janeiro e recebe trabalhadores que têm história de vida, família, sonhos, planos, mas ainda assim são excluídos socialmente e tratados como diferentes. O filme nos leva a uma reflexão de como a sociedade trata os catadores de lixo, que segundo Sebastião Carlos dos Santos, conhecido por Tião, são “catadores de materiais reciclados”, e emociona retratando a realidade desses catadores.
2) Retratos do Lixo de Vik Muniz
imagem tirada do lixo-extraordinario-300x2281
O objetivo de Vik é fazer um trabalho para ligar o lixo à arte. O documentário mostra o passo a passo desse projeto e os materiais foram expostos no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro em 2009 e um deles foi leiloado (figura 2). Esse documentário recebeu comentários, no evento, de Dr. Jânio Roque Barros de Castro, professor da UNEB campus V, que disse “se atentarmos às falas dos catadores que aparecem, têm a idéia do paralelismo. Vivemos em um planeta que tem vários mundos”. E ainda completa:
- Como isso pode virar arte? 
Falando a respeito do lixo e arte que o artista plástico decidiu usar no trabalho.
O evento terminou no dia 08 de novembro de 2011 e tem por símbolo uma estrela, a qual é uma homenagem à professora Ely Estrela que faleceu neste ano e deixou muitas lembranças para os seus alunos e colegas.


Por: Flaviane Gonçalves


Nenhum comentário:

Postar um comentário