quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

VIVER EM REDE NO SÉCULO XXI: OS LIMITES ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO

Para viver em rede no século XXI é importante conhecer os limites entre o público e o privado, bem como respeitá-los, pois a nova era digital garante ao homem pós-moderno uma nova forma de vida arrolada à liberdade sem fio, à inserção numa rede social, além de permitir um monitoramento ao sistema de internet.
Como o acesso à internet é um direito fundamental do ser humano, não pode mais ser negado a um cidadão o acesso gratuito à rede pelo poder público, uma vez que o homem não deve ficar desconectado do sistema que rege à nova ordem mundial com a finalidade de obter conhecimento dos acontecimentos no espaço global.
A inserção do homem na rede on-line também gera uma nova forma de relacionamento entre as pessoas, pois é na rede social on-line que os limites entre o público e o privado é totalmente ultrapassado, desde que o local de acesso esteja livre e disponível.
Outra contribuição da nova era digital ao homem pós-moderno é a possibilidade de se monitorar os usos que os internautas fazem da internet, quando se trata de um sistema que não acoberta anonimato e permite rastrear qualquer ID que faça um mau uso público dos ambientes considerados privados.
Diante disso, pode-se perceber que a nova era digital proporciona ao homem pós-moderno com acesso à rede, uma nova forma positiva de vida, desde que, se saiba utilizar com moderação as páginas privadas, além de se ter limites na publicação de idéias e na exposição imagéticas de pessoas.

POR: Jaqueline dos Santos Ribeiro Amorim

Um comentário: