sábado, 28 de janeiro de 2012

“O Brasil que você quer x O Brasil que você tem”


Imagem disponível em: lemontech.com.br
  “Moro num país tropical abençoado por Deus e bonito por natureza”. Brasil abrange o maior território da América Latina e é considerado um país ainda em desenvolvimento. Turistas de todas as nações vêm conhecer suas diversidades culturais e raciais, as quais são as principais características históricas. Mas o índice de pobreza ainda é grande, sendo um dos fatores que dividem a sociedade, tornando-a desigual.
A cultura brasileira mantém seus costumes e tradições que englobam uma enorme diversidade cultural e trazem ritmos como o samba e o MPB. Esses costumes e valores são recheados de misturas historicamente racionais, entre brancos, pretos e indígenas. A cultura nativa está voltada para as variedades dos gestos, cores e pensamentos de sua gente.
Mas entre tantas belezas, há benefícios que favorecem a apenas uma pequena parte da população. É um país que enfrenta sérios problemas que afligem a sociedade e que contradizem a ideologia do paraíso brasileiro. A má distribuição de renda per capita fragmenta a sociedade e exclui na construção de um país financeiramente igualitário. Os fatores que impedem o crescimento do Brasil com a independência internacional, são a predominância da corrupção, do neoliberalismo e o alto índice da violência.
Portanto, o Brasil que a população tem não é tão belo quanto aparenta. O país que os brasileiros precisam é onde exista igualdade social, mesmo com tantas diversidades culturais, e boa administração política voltada para as necessidades nativas. Apesar de uma boa estrutura industrial ainda faltam investimentos em áreas educacionais pública, e a execução de leis que julguem devidamente todos aqueles que não cumprem com seus deveres com honestidade e aqueles que não respeitam os direitos alheios.

Por: Flaviane Gonçalves Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário