terça-feira, 13 de março de 2012

Resumo: "A Literatura Brasileira: Origens e Unidade (1500 – 1960)"

Flaviane Gonçalves Borges [1]

CASTELLO, José Aderaldo, 1921 – A Literatura Brasileira: Origens e Unidade (1500 – 1960). Editora da Universidade de São Paulo, 1999, p. 37 – 50.

O texto “Definição do Período Colonial” de José Aderaldo Castello faz um resumo conciso sobre as origens e sobre a unidade da literatura informativa, época em que as cartas escritas por navegantes e jesuítas formaram documentos essenciais para compreender a formação dos costumes da terra brasileira. Essas cartas são caracterizadas por serem as primeiras manifestações literárias no Brasil e permitem que os estudiosos interpretem o conhecimento cultural, histórico, interpretativo e estético. Explorando esse escrito é notável que a convivência dos índios com os colonizadores colaboraram para eclodir a diversidade cultural e o sentimento brasileiro. Ao analisar tal convivência o autor chega a conclusão de que o que contribuiu para a formação da identidade do país foram as influências internas, a dos colonizados, e externas, a dos colonizadores, propagadas naquela época. Se tratando da literatura brasileira o texto ressalta que o caráter e a cultura indígena os tornaram símbolos nacionais consagrados por autores do Barroco, Arcadismo, Romantismo e os modernistas inventaram novos padrões para o nacionalismo literário.  Esse texto está incluso no livro “A Literatura Brasileira: Origens e Unidade” de Castello, o qual se refere ao achamento do Brasil (XIV ao XVIII) pelos portugueses e espanhóis.

Palavras-Chave: Colonização; Literatura; Identidade; Indianismo; Nativismo.


[1] Graduanda na Universidade do Estado da Bahia no curso de Língua Portuguesa e Literaturas, tendo por orientadora a Professora Claúdia Albuquerque de Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário