terça-feira, 13 de março de 2012

A leitura na escola


O hábito da leitura deve ser colocado em prática desde a infância, pois na juventude terá amadurecimento intelectual, é o que afirma a especialista Regina Zilberman em uma entrevista para a revista “Nova Escola”. O leitor é beneficiado com o aperfeiçoamento da fala e da escrita além de adquirir conhecimento mais amplo do mundo e se torna mais consciente e criativo. A leitura na escola é fundamental para que o leitor de um conto ou poema seja o mesmo leitor de textos teóricos, estando, com isso, aptos a lidar com as inúmeras situações de comunicação, como a formal. Mas, o que deveria ser encarado por prazer as crianças e jovens afrontam por achar chato e obrigatório, então cabe ao professor mudar essa realidade.
As palavras estão presentes por todos os lugares e são indispensáveis para a comunicação, logo se percebe que é preciso ler para falar e escrever bem. O Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Língua Portuguesa alerta que “O domínio da língua, oral e escrita é fundamental para a participação social efetiva, pois é por ela que o homem (...) partilha ou constrói visões de mundo, produz conhecimento.”(1997, p. 15). Porém, sabe-se que a língua varia tanto geograficamente, quanto socialmente e cabe à escola tratar desse assunto como questão educacional. Para Zilberman, o professor de LP deve ter estratégias de ensino que façam os alunos se interessar pela leitura, lhes oferecendo materiais ricos em informações para formar bons leitores.
Imagem disponível em: educador.brasilescola.com
A falta de interesse pelo hábito da leitura da maioria dos jovens lembra a campanha da MTV Brasil que apresentava o logotipo “Desligue a TV e vá ler um livro” durante 15 minutos para incentivar o hábito de leitura da população. Segundo o PCN, “no que se refere ao fracasso escolar, tem sido a questão da leitura e da escrita” (1997, p. 19), com o rápido avanço tecnológico os jovens preferem buscar na internet um resumo de trabalho a ter que pesquisar em livros e tirar suas próprias conclusões. Essa facilidade deixou a leitura para trás, tornando então os vocabulários cada vez mais enfraquecidos. E para isso as escolas devem formar alunos capazes de dominar o vocábulo e produzir textos eficazes para as inúmeras situações, seja em conversa entre amigos ou em uma apresentação em público.

          Portanto, a boa interpretação da leitura forma uma sociedade mais crítica e informada. A leitura desde a infância forma futuros leitores que têm o poder da palavra, aprendem fazer política, promovem, opinam e exigem melhores oportunidades e condições de vida. O acesso às palavras traz liberdade de expressão oral e facial, é a melhor forma de ter o poder da verdade, de argumentar e se expressar devidamente. O crescimento intelectual se dá através da leitura, ler é a porta aberta para o futuro.


Por: Flaviane Gonçalves Borges


Nenhum comentário:

Postar um comentário