sexta-feira, 2 de março de 2012

EM BUSCA DA EXPERIÊNCIA DOCENTE


As graduandas Jaqueline dos Santos Ribeiro Amorim e Sidna Santos Rodrigues do VIII semestre de Letras Vernáculas ministraram no XV Encontro Baiano dos Estudantes de Letras realizado na UNEB – CAMPUS V, um minicurso intitulado “A ideologia subjacente às letras de músicas brasileiras”, nos dias 13 e 14 de novembro de 2011, que contou com a participação de aproximadamente 40 graduandos do curso de letras de universidades do estado da Bahia.
O minicurso tratou de trabalhar de dia 13 de novembro com letras de músicas nacionais relacionadas a temas que contemplassem assuntos arrolados a mulher, tratando das questões de gêneros, ao negro e ao índio, abordando questões raciais e à Bahia com questões sobre a cultura regional, seguidas de suas análises escritas produzidas pelos próprios participantes, que posteriormente apresentaram suas produções textuais ao grupo.
No dia 14 de novembro foram apresentadas e discutidas no minicurso, concepções de ensino, sobre como se trabalhar com letras de músicas na sala de aula. Logo após a apresentação das teorias, foi proposto aos graduandos participantes, a elaboração de um plano de aula a ser executado com educandos do Ensino Fundamental II ou do Ensino Médio. No termino das produções os participantes apresentaram ao restante do grupo os trabalhos planejados.
No final do minicurso os participantes puderam fazer uma auto-avaliação escrita e comentada do minicurso ministrado e também deixaram suas críticas e sugestões. Após a apreciação do minicurso, foram entregues aos graduandos os certificados na condição de ouvinte.

Por: Jaqueline dos Santos Ribeiro Amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário