segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Arte por toda Parte


Seja bem-vindo a mais uma viagem

O destino é a grande capital baiana e a primeira capital do Brasil:
Salvador, a metrópole nacional, terra alegre, formosa, rica, culta e uma verdadeira enciclopédia de arte do Brasil e do mundo.


 Na manhã de 13 de setembro do ano corrente, os alunos  do Curso de  Letras Vernáculas das turmas  1º e 3º  semestres,  da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus V, situado na cidade de Santo Antonio de Jesus BA, estavam  ansiosos, pois iriam  a capital numa viagem cultural, contando com a supervisão e orientação da  Professora Claudia Lima, e a Professora Maria de Lourdes Motta  que com muita dedicação mostraram a todos (as) a importância que a arte e a História têm na vida de todo cidadão.
      
Os estudantes ficaram encantados  ao visitar as construções do séc. XVII que eram  residências, engenhos e foram transformados em Museus, para que todos tenham interesse e conheçam o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM/BA) localizado no Solar do Unhão. O MAM\BA passou por várias intervenções até ser considerado o terceiro museu de arte moderna, do país, que é aberto ao público. Esse museu estimula e provoca novos talentos da arte moderna com os cursos de gravura, como a xilogravura, segundo o professor Florisvaldo Oliveira a gravura é a ferramenta da linguagem, além disso, incentiva a pintura, desenho, dentre outras manifestações da arte.
        Seguindo essa viajem, todos foram ao Palacete das Artes Rodin na Bahia, ao entrar nessa grande aparição, verifica-se que há exposições do francês Auguste Rodin, conhecido por pai da escultura moderna. O museu, antiga residência familiar do Comendador Bernardo Martins Catharino, recebeu 62 peças que estão expostas para o público, por três anos. Boa parte das obras encontradas no interior do palacete fazem parte do “núcleo”, Porta do Inferno, o qual teve grande importância e durante anos Rodin trabalhou nessa invenção. Pequenas esculturas preenchiam a porta, e essas partes ganharam um espaço e por isso foram ampliadas.
       Diante  do acervo destaca-se obras como: "O Beijo" que expõe o amor de Paolo e Francesa – personagens da Divina Comédia de Dante -. “A meditação”, também conhecida como Voz Interior, ganhou influencia dos trabalhos de Michelangelo. “Homem que anda”, escultura feita com base em São João Batista. “O pensador” representa o criador meditando sobre sua criação, dentre outras esculturas.
       Por fim todos  dirigiram-se para “O Museus de Artes e Tradições Populares” com a exposição Fragmentos: Artefatos populares, o olhar de Lina Bo Bardi. Com peças coletadas por Lina Bo Bardi em sua passagem por cidades e zonas rurais dos estados da Bahia, Pernambuco e Ceará – anos 50 e 60. Seria uma forma de protestar as condições vividas pela sociedade naquela época. Faziam parte da exposição objetos reciclados de lixo, religiosos e bichos que representam a livre expressão nordestina e no mesmo local encontram-se objetos que representam a cultura e religiosidade africana, Solar Casarão do Ferrão, nessa coleção encontram-se materiais restaurados e conservados.

Por: Flaviane, Jessica, Neni, Viviane

Nenhum comentário:

Postar um comentário